quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

7 Maravilhas do Brasil

Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) - Maravilha!

O Santuário do Bom Jesus da Lapa começou a ser lugar de romaria há mais de trezentos anos. Em 1691, Francisco de Mendonça Mar, descobriu a gruta, que até hoje serve como Igreja do Bom Jesus da Lapa.

O Morro de Bom Jesus da Lapa tem 90 metros de altura e seis grutas; a mais conhecida é a Gruta do Bom Jesus, diante da qual fica o lago Esplanada da Gruta.

Francisco de Mendonça Mar, nasceu em Portugal, em 1657. Em 1679, chegou a Salvador, onde se instalou. No ano de 1688, foi encarregado de pintar o palácio do Governador Geral do Brasil, na Bahia. Ao invés de receber o pagamento, foi levado à cadeia e açoitado. Resolveu então deixar tudo e buscar o deserto mais remoto para sacrificar sua vida por Deus. Sendo assim, distribuiu os seus bens e acompanhado de uma imagem de Cristo Crucificado, enveredou-se pelo sertão adentro, vestido de um grosso burel. Uma tarde, depois de vários meses de incessante caminhada, avistou um morro, subiu uma áspera ladeira, e por uma abertura na pedra penetrou numa gruta. Lá dentro encontrou uma prodigiosa cavidade, tão proporcional a Cruz que levava, que ali a colocou. Um perfeito Monte Calvário.

Esta gruta, anteriormente habitação de onças, tornou-se a morada dele e logo foi convertida por Francisco em lugar de oração. Foi no ano de 1691.

O ermitão faleceu em 1722 e a lapa, verdadeira igreja natural, tornou-se centro de intensa devoção, em todo o São Francisco, principalmente nas festas do Senhor Bom Jesus, de 28 de julho a 6 de agosto. Além do túmulo do sacerdote e de uma réplica de seu crucifíxo, a gruta abriga milhões de ex-votos trazidos pelos peregrinos.













O Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA) foi escolhido como o primeiro representante das 7 Maravilhas do Brasil. Parabéns à população da Lapa e à todos os que votaram.
Como já garantiu o seu lugar, o candidato não poderá mais ser votado.
A votação continua e agora com um novo concorrente. Devido à insistentes pedidos, entra na disputa a Fortaleza de São José de Macapá, no lugar do último colocado até então.
Continuem votando. Daqui a 1 mês será anunciada a segunda maravilha brasileira. Leia um pouco sobre cada concorrente, faça a sua escolha e vote nos 7 de sua preferência.

fonte: www.7maravilhasbrasil.com.br